Banco Central se prepara para lançar o 'real digital'

Instituições financeiras pretendem desenvolver tecnologia para substituir cédulas

Por Da Redação
Às

Banco Central se prepara para lançar o 'real digital'

Foto: Reprodução/ BC

Em meio à digitalização acelerada dos meios de pagamentos, o dinheiro em espécie cada vez mais tem sumido da carteira dos brasileiros. Com isso, o Banco Central do Brasil deve divulgar, em breve, o lançamento do que será o "real digital".

A emissão de moedas digitais já está sendo estudada em todo o mundo e se tornou pauta no governo brasileiro no ano passado. Em agosto de 2020, o BC criou um grupo de trabalho para “discutir os impactos de uma eventual emissão de moeda digital no Brasil”. Logo depois, o ministro da Economia, PauloGuedes, afirmou que o Brasil teria a moeda digital. 

“Estamos avançando bastante no projeto de moeda digital e deveremos ter notícias em breve”, afirmou o presidente do BC, Roberto Campos Neto ao completar que "A moeda digital se encaixa em um mundo em que há mais negociações digitais”. A declaração foi dada ao Correio Braziliense. 

Para o especialista em finanças e tecnologia e professor de sociologia econômica da Universidade de Brasília (UnB), Edemilson Paraná, “Bancos centrais de todo o mundo estão percebendo que é inevitável lançar moedas digitais, para resguardar a soberania monetária e a capacidade de atuação nesse mercado, porque cada vez mais empresas — fintechs e empresas de tecnologia — estão entrando no mercado financeiro e há um interesse de muitos países de acompanhar e supervisionar as trocas financeiras digitais”, explicou.

Também ouvida pelo site, a especialista em câmbio da Universidade Presbiteriana Mackenzie Zilda Mendes, afirmou que o Brasil se prepara para que a moeda digital contribua com o processo de internacionalização do real. “Se você facilita a circulação e as negociações pelos meios digitais, você aumenta o acesso à moeda brasileira e isso pode facilitar a internacionalização do real”, disse.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário