Banheiro de 500 anos do Império Inca construído com pedras esculpidas é encontrado no Peru

Estrutura tem 2 metros de profundidade e é composta por duas salas independentes

[Banheiro de 500 anos do Império Inca construído com pedras esculpidas é encontrado no Peru]

FOTO: Peru Culture Ministry/Handout

Arqueólogos descobriram, na quinta-feira (13), as ruínas de um banheiro inca de 500 anos no sítio arqueológico Huánuco Pampa, na região central do Peru, de acordo com relatos de autoridades do país. A estrutura conta com 2 metros de profundidade, foi feita com pedras esculpidas e é composta por duas salas independentes. 

"A importância desta descoberta reside no fato de [que ela nos permite] compreender o papel desempenhado por este tipo de estrutura, comumente associada aos espaços mais hierárquicos, restritos e sagrados dos centros administrativos incas", afirmou Luis Paredes Sanchez, gerente do estudo. "Mais do que uma função prática ou higiênica, tinham uma função religiosa e de culto aos ancestrais."

Huánuco Pampa foi um dos centros administrativos mais importantes do Império Inca e se destaca pelo monumentalidade das construções. A cidade ficava em um ponto importante da Grande Estrada Inca, ou Qhapaq Ñan, que tem 25 mil quilômetros de extensão e liga os atuais Equador, Colômbia, Peru, Chile, Bolívia e Argentina.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!