Barreira sanitária contra a covid-19
Confira o editorial desta sábado (02)

Foto: Divulgação
O assustador avanço da covid-19 levou alguns municípios brasileiros, de diversos estados, a instalar barreiras sanitárias nas principais vias de acesso à cidade ou determinada região. Na Bahia, uma importante barreira foi recentemente – e enfim – implementada nos aeroportos do estado, para detectar possíveis casos da doença do novo coronavírus, além de tantas outras espalhadas pelas cidades.
Nesta decisão do governo baiano para aeropostos, autorizada pela Justiça Federal, profissionais da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia inspecionam voos nacionais vindos de São Paulo e Rio de Janeiro, alpem de voos internacionais ou voos que cheguem de áreas onde já comprovadamente haja casos de contaminação pela covid-19.
Teoricamente, e levando em conta a disseminação desenfreada da covid-19 que precisa ser freada, a prevenção é interessante também para orientar a população sobre os cuidados necessários, como o uso regular de máscaras, de álcool em gel, de sair de casa apenas em situações de extrema necessidade.
Infelizmente, é uma triste realidade em toda a Bahia e no Brasil: há mais de um ano de pandemia, ainda é preciso falar de máscara, álcool em gel e distanciamento social.
Para aqueles que ainda não se deram conta ou fazem vista grossa para a angustiante letalidade do vírus, a medida não raramente é erroneamente compreendida como autoritária ou abusiva, entretanto, é uma tática urgente para assegurar o controle sanitário no estado da Bahia.