• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Barroso defende que redes sociais apaguem publicações criminosas antes de decisão judicial 

Barroso defende que redes sociais apaguem publicações criminosas antes de decisão judicial 

Ministro do STF foi um dos palestrantes do seminário sobre o tema em Paris

Por Da Redação
Às

Barroso defende que redes sociais apaguem publicações criminosas antes de decisão judicial 

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, participou nesta quinta-feira (23) do seminário "Internet for Trust", promovido pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) em Paris. Na ocasião, Barroso defendeu que as redes sociais tenham o dever de derrubar conteúdos criminosos mesmo sem uma decisão judicial.

"Em casos de claro comportamento criminoso, como pornografia infantil, terrorismo e incitação ao crime, as plataformas deveriam ter o dever de cuidado de usar todos os meios possíveis para identificar e remover tais conteúdos independente de provocação [do Judiciário]", afirmou

Atualmente, a remoção de conteúdos criminosos das redes tende a acontecer após a notificação judicial das plataformas. Conforme o Marco Civil da Internet, as plataformas só podem ser punidas caso a ordem de remoção do conteúdo não seja cumprida.

Para o ministro, a remoção de conteúdos deve ser "razoável e proporcional". Em casos de divulgação de vídeos íntimos e violação dos direitos autorais, por exemplo, as plataformas deveriam tirar do ar o material após serem notificadas pelas partes interessadas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário