Barroso reafirma que não há risco de fraude nas eleições

"Totalmente auditável", disse o presidente do TSE

[Barroso reafirma que não há risco de fraude nas eleições]

FOTO: Agência Brasil

Em resposta aos questionamentos quanto ao sistema eleitoral brasileiro, por conta dos problemas registrados no primeiro turno no domingo (15), o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ministro Luis Roberto Barroso, reafirmou que os resultados tiveram a mais absoluta integridade e fidedignidade e que não há risco de fraude no sistema, que é "totalmente auditável".  "Para quem gosta de voto impresso, vamos passar a distribuir o resultado impresso nas urnas ao final das votações, às 17 horas", falou.

Segundo ele, a lentidão que atingiu extraordinariamente a apuração não teve qualquer relação com a tentativa de ataque hacker - que teria partido dos Estados Unidos e Nova Zelândia - e foi devida ao uso de um equipamento novo recomendado por um relatório da Polícia Federal (PF) com objetivo de aumentar a segurança. Barroso disse que a Polícia Federal está investigando. "A solicitação à Polícia Federal é que investigue não apenas o ataque específico, mas a existência de uma orquestração para desacreditar o sistema e as instituições", detalhou.

Como o e-título também apresentou problemas, Barroso ponderou que houve ou problema na concepção ou no suporte técnico do aplicativo e adiantou que isso será resolvido até o segundo turno. 


Comentários