Barueri é a cidade mais competitiva do Brasil, informa ranking
Florianópolis é a única capital no pódio. A Bahia não aparece no ranking

Foto: Reprodução
O Centro de Liderança Pública (CLP) informou nesta segunda-feira (22) durante um evento na B3, em São Paulo, o ranking de competitividade que mostra a realidade socioeconômica das 411 cidades com mais de 80 mil habitantes.
Segundo o diretor do CLP, Tadeu Barros, 63 indicadores verificam a performance dos municípios. Neste ano, a novidade é o olhar ESG, de políticas públicas com preocupação com a governança e sustentabilidade, e também leva em conta os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU.
“Tudo isso para que a população possa ter ideia do desempenho e o governo tenha dados para implementar políticas públicas, alavancar investimento e renda para as cidades”, disse.
Esta é a segunda edição do ranking. Tadeu informou que “o líder absoluto é Barueri, em São Paulo, com o bicampeonato, São Caetano do Sul aparece em segundo e Florianópolis fecha o pódio.”
“O importante é que gestores públicos identifiquem boas práticas e inspirações e busquem no ranking uma capacidade de se conectar com esses cases de sucesso para levar para os municípios, para os cidadãos terem melhores políticas públicas”, afirmou.
Áreas como acesso à saúde, educação, segurança pública (mesmo que não seja competência municipal), atração de investimento, emprego e renda, também estão entre os indicadores.
A ausência da cidade de Salvador e outros municípios da Bahia no topo do ranking retrata a dificuldade do Norte e Nordeste em relação ao desenvolvimento econômico no país. O lista mostra a realidade no top 100, quando a maior concentração de municípios é do Sul e Sudeste.