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Barulhos na suspensão? Saiba identificar o problema com estas oito dicas

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Barulhos na suspensão? Saiba identificar o problema com estas oito dicas

Suspensão tem origem mecânica, acabamento ou desgaste natural: veja como identificar

Por Marcos Camargo Jr.
Barulhos na suspensão? Saiba identificar o problema com estas oito dicas
Foto:

O preço do carro novo subiu em média 22% desde o início da pandemia. Assim o usado é alternativa para muita gente que não pode ou não quer gastar tanto comprando um veículo novo. No entanto, sempre há um contraponto. Carros usados exigem manutenção mais frequente e uma atenção cuidadosa do seu dono. Uma das queixas mais comuns nos carros usados são os barulhos, rangidos, vibrações e outros ruídos que atrapalham as viagens. Especialistas no tema afirmam que é preciso identificar o o perfil daquele ruído, o que ajuda e muito a sanar o problema 

“Por isso, o importante é eliminar etapas. Identificar o lado do veículo que emite mais barulho, o tipo do ruído (metálico ou seco) e em quais situações de condução ele acontece, como por exemplo, ao passar por um obstáculo ou buraco”, explica o gerente da plataforma de treinamento da DPaschoal, Leandro Vanni.

E esses ruídos incômodos tem origens mais diversas. Pode ser devido às peças plásticas do veículo e seu natural desgate, indícios de problemas futuros no motor, acabamento que naturalmente se desgasta, encaixes que perdem sua conexão entre as peças por movimentação etc.

“Agora, quando o diagnóstico chega na parte mais difícil, começam a entrar em ação as ferramentas de diagnóstico e a identificação se os componentes foram instalados da maneira correta”, reforça Vanni.

Veja abaixo algumas dicas para eliminar aquele barulho que e incomoda na hora de dirigir:

1. Faça uma inspeção externa. Verifique se não há nada solto, como as placas de identificação, para-choques, calotas, frisos, espelhos retrovisores, pára-lamas, entre outros.


2. Pneus desgastados e desalinhados emitem mais ruídos. A falta de balanceamento também acarreta na maior trepidação e, consequentemente, no maior barulho.


3. O elevador é um excelente recurso para ter um contato visual debaixo do veículo. Neste cenário é possível verificar se o protetor de cárter está solto, se existem folgas nas buchas da suspensão, se a borracha do escapamento soltou, entre outros.


4. Máquinas de vidro, tanto elétrica como manual, se soltam com o tempo e com as excessivas batidas de portas. Por isso, desconfie se o barulho vier de uma das portas.


5. Amortecedores vazando ou chiando é sinal de fraqueza, mas muitas vezes o problema não pode estar somente neles, mas sim nas molas. Se estiverem desgastadas, elas podem estar sobrecarregando o sistema como um todo.


6. Saiba o que você leva! É natural encontrar moedas, brincos, lápis ou objetos esféricos esquecidos ou escondidos nos compartimentos. É aquele barulho que se intensifica toda a vez que ocorre alguma desaceleração e essas coisas acabam circulando para frente. Não esqueça de olhar embaixo dos bancos.


7. Fechaduras em ordem. Verifique se as portas estão alinhadas e se a tampa do capô e do porta-malas estão fechando corretamente. Outro detalhe importante é ver as borrachas. Elas devem além de vedar a água e o vento, não permitir o contato do metal com o metal.


8. O sistema de ventilação muitas vezes capta folhas secas, gravetos ou sujeira das ruas. Ao verificar os filtros e os dutos, além de contribuir para a saúde respiratória, você elimina ruídos indesejados na hora que o sistema é acionado.

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