BC determina que bancos não podem deixar de atender presencialmente
A medida foi definida na reunião do Conselho Monetário Nacional, no último dia 29

Foto: Wilson Dias/Agência Brasil
O Banco Central publicou hoje (2), no Diário Oficial da União, a resolução nº 4.746 que determina que os bancos não podem deixar de atender clientes presencialmente, mesmo quando estiver disponível o atendimento em outros canais.
Tal medida foi definida na reunião do Conselho Monetário Nacional, no último dia 29. E segundo a resolução, é “vedado às instituições impedir o acesso, recusar, dificultar ou impor restrição ao atendimento presencial em suas dependências, inclusive em guichês de caixa, a clientes ou usuários de produtos e de serviços, mesmo quando disponível o atendimento em outros canais”.
Essa determinação não se aplica aos serviços de arrecadação ou de cobrança, quando não houver contrato ou convênio para a sua prestação celebrado entre a instituição financeira e o ente beneficiário; ou o contrato ou convênio celebrado não contemple o recebimento em guichê de caixa das dependências da instituição.
Além disso, a regra também exclui o recebimento de boletos de pagamento de emitidos fora do padrão, das especificações ou dos requisitos vigentes para o instrumento; recebimento de documentos mediante pagamento por meio de cheque; e as instituições que não possuam dependências ou às dependências de instituições sem guichês de caixa.
A resolução determina ainda que “é vedada a imposição de restrições quanto à quantidade de documentos, de transações ou de operações por pessoa, bem como em relação a montante máximo ou mínimo a ser pago ou recebido ou ainda quanto à faculdade de o cliente ou o usuário optar por pagamentos em espécie”.