Bebidas destiladas têm queda em campanhas de ofertas nos supermercados!
Enquanto isso, outras categorias apresentaram crescimento; as cervejas alcoólicas passaram de 25,6% para 27% no mesmo período, e vinhos, espumantes e fermentados subiram de 16,9% para 17,4%

Foto: Divulgação
Os destilados e afins registraram queda significativa nas campanhas de ofertas em supermercados, tendência que se acentuou após os registros de bebidas adulteradas com metanol, que já causaram mortes no Brasil. De acordo com levantamento da Shopping Brasil (https://w0.shoppingbrasil.com.br/), empresa líder em pesquisa de ofertas no país, que monitora diariamente os principais varejistas nacionais e regionais a partir de anúncios veiculados em mídias sociais, campanhas em TV e encartes físicos e digitais, na segunda semana de setembro os anúncios de destilados representavam 20,7% das campanhas de ofertas. O índice caiu para 19,9% na última semana do mês e atingiu 17,2% na primeira semana de outubro, refletindo o impacto da queda na confiança do consumidor.
Enquanto isso, outras categorias apresentaram crescimento. As cervejas alcoólicas passaram de 25,6% para 27% no mesmo período, e vinhos, espumantes e fermentados subiram de 16,9% para 17,4%, indicando que os varejistas ajustaram suas estratégias promocionais, privilegiando produtos que mantêm a demanda e confiança do público.
Para Renata Gonzalez, sócia e diretora Comercial da Shopping Brasil, a categoria de destilados historicamente tem um papel relevante nas campanhas promocionais de fim de ano, especialmente durante a Black Friday, quando o consumidor busca por itens com maior valor agregado com preços mais acessíveis.
“Os episódios recentes envolvendo a adulteração de bebidas provocaram uma retração nas ações promocionais deste segmento”, comenta Renata. “Ao mesmo tempo, vemos outras categorias alcoólicas, como cervejas e vinhos, ganhando espaço nas ofertas, evidenciando a necessidade de adaptar as estratégias de comunicação e sortimento ao novo comportamento do consumidor”, completa.