Belarus busca adesão ao Brics, informa agência de notícias russa
País aliado à Rússia busca expandir cooperação com parceiros tradicionais em formato multilateral

Foto: Reprodução
A agência de notícias russa RIA Novosti disse, nessa terça-feira (25), que Belarus se inscreveu em maio para se juntar ao grupo Brics. O Ministério das Relações Exteriores do país afirmou que essa decisão foi um passo lógico para expandir a cooperação em formatos multilaterais com parceiros tradicionais e Estados amigos.
Os países do Brics, Brasil, Índia, China e África do Sul, recusaram a adesão às sanções econômicas ocidentais contra a Rússia, também membro do grupo, devido à guerra na Ucrânia, descrita por Moscou como uma "operação militar especial". Esses países realizarão uma cúpula na África do Sul em agosto.
Belarus, um aliado próximo de Moscou e também alvo de sanções ocidentais devido à repressão de dissidentes e ao uso de seu território pela Rússia como plataforma para a invasão da Ucrânia, relatou que 25 países já solicitaram ingresso no Brics.
O país mencionou que os membros estão discutindo a possibilidade de estabelecer critérios para adesão ou a criação de um fórum paralelo de países parceiros do Brics.