Blogueiro é preso em Salvador após condenação por extorsão e difamação
João Andrade Neto deverá cumprir quase nove anos de prisão em regime fechado

Foto: Bahia Notícias
O blogueiro João Andrade Neto foi preso em Salvador na tarde de quinta-feira (10) para iniciar o cumprimento de uma pena de 8 anos, 10 meses e 20 dias de reclusão em regime fechado, além do pagamento de multa, por crimes de extorsão e difamação. A ordem de prisão foi expedida pelo juiz José Reginaldo Costa Rodrigues Nogueira, da 11ª Vara Criminal de Salvador, e se refere a um processo que tramitava desde 2010.
De acordo com a decisão judicial, João Andrade Neto utilizava o antigo site “Pura Política” para ameaçar vítimas com a divulgação de informações caluniosas ou difamatórias caso não recebessem pagamentos. As investigações apontaram que o esquema incluía o uso de mensagens, ligações e até a contratação de policiais militares reformados para intimidar os alvos durante as cobranças.
O processo judicial, que teve a sentença proferida em 2014, relata que o blogueiro tentou extorquir mais de R$ 6 milhões de diversas vítimas, incluindo empresários do setor de gás, e vinha recorrendo de decisões para postergar o início do cumprimento da pena.
Em sua defesa, João Andrade Neto alegou perseguição por parte de empresários e afirmou que as publicações eram de caráter jornalístico e fundamentadas em documentos públicos. Contudo, o Tribunal de Justiça da Bahia considerou que a questão central era o uso de informações para obter vantagens financeiras de forma ilícita.
João Andrade Neto já havia sido preso anteriormente em 2010 e em 2021, em operações da Polícia Civil, e ainda responde a outros processos relacionados a calúnia, difamação e extorsão movidos por diferentes vítimas.