Boletim Focus: mercado reduz previsão da inflação para 3,97%
Há possibilidade de redução da Selic na próxima reunião do Copom

Foto: Agência Brasil/Marcelo Casal
Dados do Boletim Focus, divulgado pelo Banco Central nesta segunda-feira (9), mostram que a previsão do mercado financeiro para o IPCA, índice oficial da inflação, caiu de 3,99% para 3,97% em 2026.
Para 2027, a projeção se manteve em 3,8%, enquanto para 2028 e 2029 a previsão é de 3,5% em ambos os anos. Pela quinta semana consecutiva, a projeção para 2026 foi reduzida e permanece dentro do intervalo da meta do Banco Central.
A meta de inflação, definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), é de 3%, com tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo, ou seja, o intervalo vai de 1,5% a 4,5%.
Taxa Selic
Para controlar a inflação, o Banco Central utiliza a taxa básica de juros (Selic), atualmente em 15% ao ano, maior nível desde julho de 2006. Apesar da queda nas projeções de inflação e no dólar, o Comitê de Política Monetária (Copom) manteve os juros pelo quinto mês consecutivo.
Em comunicado, o Copom sinalizou que poderá iniciar a redução da Selic na reunião de março, caso a inflação continue sob controle e o cenário econômico permaneça estável.


