Bolsonaro anuncia envio de ajuda ao Líbano e convida ex-presidente Temer para comandar missão

Avião da FAB levará medicamentos e alimentos

[Bolsonaro anuncia envio de ajuda ao Líbano e convida ex-presidente Temer para comandar missão ]

FOTO: Marcos Corrêa/ PR

O presidente Jair Bolsonaro anunciou neste domingo (9) que fará uma missão de ajuda ao Líbano, onde ocorreu uma explosão na capital Beirute e deixou mais de 150 mortos e 3 mil feridos. 

O anúncio foi feito durante uma videoconferência internacional, transmitida pelas redes sociais de Bolsonaro, e que contou com a participação de outros chefes de estado, entre eles os presidentes do Líbano, Michel Aoun, da França, Emmanuel Macron, e dos EUA, Donald Trump. Bolsonaro afirmou que convidou para chefiar a missão brasileira o ex-presidente Michel Temer, que é filho de libaneses. 

Em nota divulgada à imprensa, Temer disse estar honrado com o convite feito por Bolsonaro para chefiar a missão humanitária do Brasil no Líbano. "Quando o ato for publicado no Diário Oficial serão tomadas as medidas necessárias para viabilizar a tarefa", diz a nota.

"Nos próximos dias partirá do Brasil rumo ao Líbano uma aeronave da Força Aérea Brasileira, com medicamentos e insumos básicos de saúde, reunidos pela comunidade libanesa radicada no Brasil. Também estamos preparando o envio, por via marítima, de 4 mil toneladas de arroz para atenuar as consequências das perdas de estoque de cereais destruídos na explosão", disse Bolsonaro durante a videoconferência. 

"Estamos acertando com o governo libanês o envio de uma equipe técnica multidisciplinar para colaborar na realização da perícia da explosão. Convidei como meu enviado especial e chefe dessa missão o senhor Michel temer, filho de libaneses e ex-presidente do Brasil", finalizou Bolsonaro.

"Estamos empenhados em ajudá-los a sair e se erguerem dessa situação horrível. Estaremos presentes em apoio", afirmou Trump. "Precisamos fazer algo, fazer algo rapidamente e descobrir o que aconteceu", disse o presidente americano.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!