/

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Bolsonaro assina decreto que permite empreendimento em área de cavernas

Notícias
Brasil

Bolsonaro assina decreto que permite empreendimento em área de cavernas

Especialistas afirmam que medida pode causar 'danos irreparáveis'

Por Da Redação
Bolsonaro assina decreto que permite empreendimento em área de cavernas
Foto: Getty Images

O presidente Jair Bolsonaro (PL) assinou, na última nesta quinta-feira (13), um decreto que autoriza a destruição de cavernas para a construção de empreendimentos considerados de utilidade pública. De acordo com o novo texto, todas as interferências devem ser autorizadas por órgãos federais, estaduais ou municipais e vir acompanhadas de compensações ambientais por parte dos empreendedores. O decreto assegura, ainda, que os impactos não poderão gerar a extinção de espécies

Apesar de manter as classificações de relevância das cavidades naturais em máxima, alta, média e baixa, o novo texto permite que cavernas com grau de relevância máximo sejam impactadas de forma irreversível, o que antes era proibido. 

O novo decreto, no entanto, pode ser prejudicial para algumas espécies, como explica o presidente da Sociedade Brasileira para o Estudo de Quirópteros (SBEQ), Enrico Bernard. Especialista em morcegos, ele afirma que a Lei 6640/2008, que regia o monitoramento das cavernas, impedia que as consideradas de máxima relevância sofressem qualquer tipo de impacto. Agora, o decreto altera essa redação e permite que cavernas de máxima relevância possam ser impactadas se o órgão licenciador julgar que há interesse nesse impacto.

A SBEQ se posicionou contra o decreto, alegando que as alterações gerarão “impactos enormes e irreparáveis”. “Literalmente, milhares de espécies que vivem em cavernas, incluindo espécies criticamente ameaçadas de extinção e espécies hiperendêmicas (com ocorrência em uma única caverna, por exemplo) estão em risco mais elevado. Mais além, os serviços de ecossistema prestados por estas cavernas como, por exemplo, o abastecimento de aquíferos e a contenção de pulsos de inundação, poderão ser gravemente comprometidos”, diz a nota.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102