‘Bolsonaro e Lula cometem o mesmo erro na economia’, diz ex-presidente do BC
Affonso Pastore afirma que ambos optaram pelo caminho do populismo

Foto: Divulgação
Em recente entrevista ao jornal Estadão, o ex-presidente do Banco Central Affonso Celso Pastore avaliou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) seguem um caminho parecido na condução da política econômica brasileira, o do populismo. Segundo ele, Lula comete o mesmo erro de Bolsonaro.
“O mesmo erro cometido por um populista de direita, chamado Bolsonaro, que promoveu uma expansão fiscal muito grande, está sendo cometido por um populista de esquerda, chamado Luiz Inácio Lula da Silva”, afirmou.
Na ocasião, Pastore se mostrou pessimista com o futuro da economia brasileira, defendeu que não se altere as metas de inflação, elogiou a atuação do Banco Central e disse que o governo deveria melhorar as contas públicas para permitir uma queda da taxa básica de juros. “O caminho que o governo está adotando é um que agrava a situação fiscal, gera uma desaceleração da economia maior do que aquela que precisava acontecer, sem que a inflação caia o que poderia cair”, afirmou Pastore.