Bolsonaro esperava ter um "plano robusto" para ir ao Nordeste, diz ministro

Escassez hídrica será pauta da agenda do presidente na região, afirma o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto

[Bolsonaro esperava ter um

FOTO: Adalberto Marques

Desde que foi empossado presidente da República, Jair Bolsonaro vai pela primeira vez ao Nordeste nesta sexta-feira (24). O mandatário brasileiro cumprirá agenda em reunião do Conselho Deliberativo para discutir o Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste, que traz diretrizes e programas estruturantes para ações na região. Nesta segunda-feira (20), o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, disse que a expectativa é sinalizar à região Nordeste que ela é prioritária e debater o que o governo federal pensou para resolver situações críticas, como escassez hídrica, desenvolvimento produtivo, entre outros.

Para o ministro, não é tardia a ida do presidente da República à região, uma vez que ele sabe "da representatividade da região Nordeste, mas esperava a produção de um plano realmente robusto para que pudesse apresentar para a população. Diferente de ações pontuais, o Plano traz um eixo estratégico para o desenvolvimento de toda a região, robusto, com fundo constitucional que tem mais de R$ 24 bi para serem investidos [em 2019]", explicou Canuto.

Segundo o ministro, Bolsonaro aceitou o convite feito pela pasta de "forma contundente". "Para que a gente mostre a relevância de ter ações governamentais estruturantes de curto, médio e longo prazo, definidas e direcionadas à região", acrescentou Canuto.  

Em Brasília, o ministro afirmou ainda que o objetivo do presidente no Nordeste é demonstrar a preocupação com a região ao reunir de forma "maciça" os representantes estaduais [devem participar os nove governadores do Nordeste e ainda os do Espírito Santo e Minas Gerais], que são em sua maioria de partidos que fazem oposição ao governo federal, como é o caso do PT do governador da Bahia, Rui Costa. O PT esteve entre os que criticaram as duas viagens aos Estados Unidos de Bolsonaro nos cinco primeiros meses de seu governo.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!