Bolsonaro nomeia André Brandão para presidência do Banco do Brasil

Decreto com a nomeação de Brandão foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União

[Bolsonaro nomeia André Brandão para presidência do Banco do Brasil]

FOTO: Edilson Rodrigues/Agência Senado

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) exonerou nesta terça-feira (22), Ruben Novaes da presidência do Banco do Brasil e nomeou para o cargo André Brandão.  Bolsonaro, Brandão, Novaes e o ministro da Economia, Paulo Guedes, estiveram reunidos na manhã de desta terça, no Palácio do Planalto, para uma “posse simbólica”.

O decreto com a nomeação de Brandão foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União, junto com a exoneração do agora ex-presidente do banco Rubem Novaes. Com isso, Brandão tomará a posse administrativa na sede do banco, em Brasília, mas não haverá solenidade, apenas assinatura de documento. Anteriormente, Brandão era presidente no Brasil do banco privado HSBC. A indicação dele para o comando do BB foi feita em agosto deste ano por Guedes, e ocorreu após o pedido de demissão de Novaes, que estava no cargo desde o início do governo Bolsonaro.

Nas últimas semanas, Brandão aprofundou o processo de transição no Banco do Brasil, até então feito de forma virtual. Só depois de uma agenda virtual de videoconferências com os vice-presidentes do banco, Brandão começou a encontrá-los pessoalmente na semana passada. De acordo com fontes próximas, Novaes pediu demissão em meio a um processo de desgaste que incluía insatisfação do governo com a velocidade das vendas de ativos do BB e com o desempenho da instituição no crédito. Além disso, causou mal estar a reação do presidente do BB ao questionar a decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) de impedir que o banco faça propaganda em sites acusados de espalhar fake news, prática associada à ala ideológica do governo.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Com mais de 500 anos de tradição, saiba por que o Brasil possui uma história única no cultivo de vinhos! ]

Sommelière explica a importância da história dos vinhos de mesa para a cultura nacional, e indica rótulos para celebrar os vinhos brasileiros

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!