Bolsonaro viaja ao Suriname e à Guiana com foco no petróleo

Essa é a primeira viagem internacional do mandatário em 2022

[Bolsonaro viaja ao Suriname e à Guiana com foco no petróleo]

FOTO: Alan Santos/PR

O presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), desembarcou nesta quinta-feira (20) em Paramaribo, no Suriname. Na sexta-feira (21), ele deve seguir para Georgetown, na Guiana. Esse é o primeiro roteiro internacional do mandatário em 2022. Bolsonaro foi convidado para visitar os dois países pelos presidentes do Suriname, Chan Santokhi, e da Guiana, Irfaan Ali.

“A viagem presidencial ocorre no contexto do fortalecimento das relações bilaterais, em cenário de retomada do diálogo estratégico entre os governos e de perspectivas de maior desenvolvimento econômico e social no Suriname e na Guiana, impulsionado pelas descobertas recentes de petróleo e gás”, diz nota do Itamaraty.

Acompanham o presidente na viagem internacional o chanceler Carlos França e os ministros de Minas e Energia, Bento Albuquerque; da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas; da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres; e do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno. A última viagem internacional de Bolsonaro ocorreu em novembro de 2021. Na ocasião, o presidente brasileiro visitou três países do Oriente Médio: Emirados Árabes Unidos, Bahrein e Qatar.


Comentários