Bombeiros controlam incêndio em vegetação nas regiões da Bahia

Equipes utilizam equipamentos como pás, foices e enxadas, além de mochilas costais

Por Da Redação
Ás

Bombeiros controlam incêndio em vegetação nas regiões da Bahia

Foto: Divulgação

Mais de 30 bombeiros militares estão atuando nesta sexta-feira (27) nos incêndios florestais nas regiões de Pilão Arcado, Barreiras e Campo Alegre de Lourdes. O fogo aconteceu no  no distrito de Peixe e foi se propagando. 

Também participa do combate alguns brigadistas locais e de municípios vizinhos, além de nove bombeiros militares do Piauí. Quatro aviões modelo Air Tractors estão realizando monitoramento e combate à pequenos focos.

Os bombeiros também estão utilizando equipamentos como pás, foices e enxadas, além de mochilas costais. Aceiros estão sendo feitos para evitar que as chamas se alastrem.

"Estamos na temporada dos incêndios florestais e começamos o momento crítico. Para termos uma resposta ainda mais rápida montamos duas bases de florestais, uma no Oeste, com 12 bombeiros especialistas e outra na Chapada, com oito bombeiros especialistas. Mas é muito importante lembrarmos sempre da prevenção, devemos evitar que os incêndios florestais aconteçam, por isso pedimos que a comunidade não queime pastos, folhagens e tenha basta te cuidado ao ascender fogueiras, caso perca o controle as chamas podem se alastrar rapidamente", explicou o comandante-geral do CBMBA, coronel BM Adson Marchesini.

De acordo com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (SECTI), o estado possui 164 Unidades de Conservação (UCS), sendo 128 Unidades de Uso Sustentável (UUS) e 36 Unidades de Proteção Integral (UPI), que ocupam cerca de 12,45% do território baiano sendo, unidades de conservação federal, estadual, municipal e reservas particulares do patrimônio natural. Tais unidades vêm sendo alvo dos incêndios florestais e de outras pressões antrópicas em suas zonas de amortecimento.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário