Brasil abre 250 mil postos de trabalho em outubro, diz Sebrae
As micro e pequenas representam quase 80% desse montante

Foto: Agência Brasil
Dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), divulgados nesta quinta-feira (30), mostram que mais de 250 mil postos de trabalho foram abertos no mês de outubro no Brasil. As micro e pequenas representam, segundo o órgão, quase 80% desse montante. O levantamento mostra ainda, o registro de mais de 1,1 milhão de novas empresas no país no terceiro trimestre de 2021, números que superaram as quantidades de 2020.
No Brasil, além do setor de serviços, o varejo também está em alta. A Federação do Comércio de São Paulo estima, por exemplo, cerca de 40 mil novos postos de trabalho em dezembro, fechando o trimestre acima das expectativas. O analista da Fundação Getúlio Vargas, Renan Pieri, detalha os dois setores, que têm mostrado bons números diante de uma economia de juros altos.
Em outubro, quatro setores da economia registraram saldo positivo na geração de empregos formais. São eles: serviços (144,6 mil); indústria geral (26,6 mil); construção (17,2 mil) e comércio (70,3 mil vagas). Ainda que o Brasil siga criando vagas de emprego com carteira assinada, a informalidade continua alta.


