Brasil celebra o Dia Nacional do Voluntariado
Data destaca o trabalho de pessoas que doam seu tempo para causas de interesse social e comunitário

Foto: Adobe Stock | Licenciado
O Dia Nacional do Voluntariado, celebrado a cada 28 de agosto, foi instituído pela Lei de Nº 7.352, de 28 de agosto de 1985. Desde então, tornou-se um dia para destacar o trabalho de pessoas que, motivadas por valores de participação e solidariedade, doam seu tempo, trabalho e talento, de maneira espontânea e não remunerada para causas de interesse social e comunitário.
Datas como essa são oportunidades para reconhecer e agradecer aos voluntários. Todos gostam e precisam ser reconhecidos de maneira significativa por seus esforços.
Os voluntários têm apenas um limite de tempo para doar, e as organizações da sociedade civil e projetos precisam informar seus voluntários o quanto as suas contribuições são significativas e que o tempo destinado, doado, e seu trabalho árduo são expressivos e pertinentes.
O reconhecimento é um componente importante da retenção de voluntários. Quando os voluntários se sentem valorizados e importantes, é mais provável que se sintam conectados ao programa e continuem envolvidos e engajados.
Sem voluntários doando seu tempo e paixão para as causas com as quais se dedicam, a maioria das organizações não conseguiria realizar suas atividades, com a mesma amplitude, capilaridade e qualidade.