Brasil confirma primeiro caso da variante EG.5 da Ômicron
Paciente de 71 anos, residente em São Paulo

Foto: Josué Damacena/IOC/Fiocruz
O Brasil registrou sexta-feira (18) seu primeiro caso da variante EG.5 da covid-19, uma subvariante da Ômicron, popularmente conhecida como Éris. A confirmação veio do Estado de São Paulo, segundo informações divulgadas pelo Ministério da Saúde.
O caso foi notificado pelo Estado paulista na noite de quinta-feira, 17. A paciente, uma mulher de 71 anos, residente na capital paulista, já está curada. Os sintomas iniciais incluíram febre, tosse, fadiga e dor de cabeça, e a coleta para exame laboratorial ocorreu em 8 de agosto. A paciente tinha o esquema vacinal completo.
A nova variante EG.5, também conhecida como Éris, é atualmente a mais comum em todo o mundo, com a Organização Mundial da Saúde (OMS) registrando casos em mais de 50 países.
O Ministério da Saúde reforça que, apesar da confirmação, a situação da pandemia permanece estável no país. A pasta está monitorando ativamente o cenário epidemiológico da doença.
O Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) do Estado de São Paulo confirmou a nova cepa por meio de sequenciamento genético realizado em um laboratório de hospital privado na capital. A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo informou que a vigilância municipal conduzirá a investigação epidemiológica em relação a esse caso e outros possíveis registros da variante.