Brasil deixa presidência do Conselho de Segurança da ONU nesta terça (31)
Gestão foi pautada pela tentativa de acabar com a guerra entre Israel e Hamas

Foto: Ricardo Stuckert/PR
A presidência do Brasil no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), liderada pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, chega ao fim nesta terça-feira (31). Durante a gestão, que se estendeu pelo mês de outubro, houve esforços para buscar uma solução para a guerra entre Israel e o grupo extremista Hamas. No entanto, o conflito ainda está longe de uma resolução.
Na segunda-feira (30), o colegiado se reuniu em Nova York, nos Estados Unidos, para discutir a guerra. No entanto, após uma rodada de discursos, a sessão acabou adiada sem que fosse votada uma resolução. Nos bastidores, uma proposta brasileira segue sendo articulada, mas não há certeza se haverá um texto pronto para esta terça.
A China presidirá o Conselho de Segurança em novembro e o Equador, em dezembro. O Conselho de Segurança da ONU é o responsável por zelar pela paz internacional. Ele tem 5 integrantes permanentes: China, França, Rússia, Reino Unido e Estados Unidos. Fazem parte do conselho rotativo Albânia, Brasil, Equador, Gabão, Gana, Japão, Malta, Moçambique, Suíça e Emirados Árabes.