Brasil é considerado o melhor país para investir na América Latina
Analistas apontam que ter posições aplicadas, que lucram com a queda das taxas de juros do mercado, podem valer a pena

Foto: Agência Brasil
Analistas dos bancos Goldman Sachs, JPMorgan e Citigroup consideram o Brasil como o único país na América Lartina, onde ter posições aplicadas, que lucram com a queda das taxas de juros do mercado, possa valer a pena.
O IPCA, principal indicador de inflação do país, desacelerou pelo segundo mês seguido em agosto e economistas acreditam que deve permanecer em queda, em parte devido aos cortes nos impostos sobre combustíveis. A curva de juros do país atualmente está em 2,7 pontos percentuais em cortes no próximo ano.
“Dada a agressividade do Fed e do BCE, os aplicadores de juros de mercados emergentes precisam permanecer bastante seletivos”, escreveram analistas do Citigroup, incluindo Dirk Willer e Andrea Kiguel, em relatório.
Segundo o Citi, a orientação é que os clientes que apliquem juros no Brasil com vencimento em janeiro de 2025 desde o início de agosto. A opinião deles é que vale a pena ficar overweight -- com alocação acima da média -- no Brasil, apesar de quaisquer riscos associados às eleições presidenciais do próximo mês.
O JP Morgan também cita o Brasil como o único país da América Latina onde doar juros. O banco gosta da posição aplicada no contrato de depósito interfinanceiro para de janeiro de 2026 “com atividade econômica mais lenta, surpresas negativas na inflação, avaliações atraentes e altas taxas reais”, de acordo com uma nota da Saad Siddiqui e Gisela Brant publicado em agosto.
O Chile apresentou um aumento de juros maior do que o esperado na semana passada em meio à mais alta inflação em três décadas, enquanto o presidente da autoridade monetária brasileira disse que os formuladores de política ainda não estão pensando em cortes, enquanto o Federal Reserve reiterou sua resolução para conter a alta de preços.