Brasil e França assinam documento que prevê desenvolvimento de atividades de financiamento externo, gênero e sustentabilidade

Memorando de Entendimento (MoU) reflete os interesses e objetivos em comum dos países

[Brasil e França assinam documento que prevê desenvolvimento de atividades de financiamento externo, gênero e sustentabilidade]

FOTO: Agência Brasil

O Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO) e o governo francês assinaram Memorando de Entendimento (MoU), para o desenvolvimento de atividades relacionadas aos temas de financiamento externo, gênero e sustentabilidade. Encontro aconteceu durante a visita do Presidente da França, Emmanuel Macron, ao Brasil, entre os dias 26 e 28 de março. 

O documento, assinado pela ministra Simone Tebet e o Grupo Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), nesta quinta-feira (28), reflete os interesses e objetivos em comum do Brasil e da França nos temas de desenvolvimento sustentável, proteção do meio ambiente e redução das disparidades de gênero, por meio do financiamento de projetos e cooperação técnica relacionada a financiamentos externos. Estão previstas áreas específicas de colaboração como:

 - Mobilização de recursos externos: identificar oportunidades para a mobilização de recursos financeiros e conhecimentos técnicos da AFD. Os seguintes setores poderão ser explorados: segurança hídrica e revitalização de bacias hidrográficas, saneamento básico, infraestruturas resilientes e revitalização urbana e cidades inteligentes, entre outros.

 - Cooperação institucional e técnica: desenvolvimento de estudos conjuntos e novas metodologias e diagnósticos relacionados a projetos em favor do desenvolvimento sustentável no Brasil. As atividades conjuntas permitirão compartilhar diretrizes, ferramentas, estruturas e as melhores práticas no financiamento de projetos de investimento com foco na equidade de gênero, integração dos objetivos de desenvolvimento sustentável e resiliência às mudanças climáticas.

O documento declara a intenção de os órgãos trabalharem em conjunto, a partir da cooperação para atividades relacionadas a questões regulatórias, compartilhamento das melhores práticas e trocas de informações.

 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!