Brasil e Índia fecham acordo sobre minerais críticos e terras raras
As assinaturas foram realizadas neste sábado (21), pelo presidente Lula e primeiro-ministro indiano, Narendra Modi

Foto: Ricardo Stuckert / PR
O Brasil e a Índia firmaram um acordo sobre minerais críticos e terras raras durante agenda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi. O anúncio foi feito neste sábado (21).
Nas assinaturas, consta o memorando de entendimento entre o Ministério de Minas do Governo da República da Índia e o Ministério de Minas e Energia da República Federativa do Brasil sobre cooperação no campo de elementos de terras raras e minerais críticos.
"Ampliar os investimentos e a cooperação em matéria de energias renováveis e minerais críticos está no cerne do acordo pioneiro que assinamos hoje", disse Lula.
A matéria-prima tem ganhado projeção no cenário internacional por ser considerada estratégica e fundamental para a inovação tecnológica. Alguns itens como veículos elétricos, smartphones, painéis solares e até motores de aeronaves necessitam desse tipo de elemento em sua produção.
Nesse contexto, o Brasil ocupa posição de destaque no mercado global. O país detém a segunda maior reserva mundial desse recurso, ficando atrás somente da China, o que amplia seu peso nas negociações internacionais.
Já a Índia demonstra interesse no acordo com o objetivo de diversificar fornecedores e diminuir a dependência do mercado chinês no fornecimento desse minério.


