Brasil encerra 2022 com as contas no azul após 9 anos
Saldo positivo primário deve corresponder a 0,4% do Produto Interno Bruto (PIB)

Foto: Reprodução/Agência Brasil
Pela primeira vez desde 2013, o governo brasileiro vai fechar 2022 com um resultado primário positivo nas contas do Tesouro Nacional, Previdência Social e Banco Central. Ele deve corresponder a 0,4% do Produto Interno Bruto (PIB), fruto de uma receita líquida de 18,8% do total de riquezas nacionais e de uma despesa estimada em 18,8%.
“Se confirmada, a projeção para o resultado primário [que exclui despesas financeiras] será a melhor em oito anos. Desde 2014, o Brasil apresentava saldo negativo [déficit] nas contas públicas", escreveu o ministro da Economia, Paulo Guedes, em uma rede social.
Esse resultado é consequência do aumento da arrecadação diante do processo de retomada econômica e o corte de despesas orçamentárias, afirmou Pedro Afonso Gomes, economista e presidente do Conselho Regional de Economia de São Paulo (Corecon-SP).
Além disso, como destacou o Tesouro Nacional, “eventos não recorrentes”, como as receitas de dividendos da Petrobras e as concessões decorrentes da privatização da Eletrobras, ou arrecadações associadas a um ciclo favorável de commodities, ajudaram a criar esse cenário positivo.