Brasil fecha acordo com Índia em produção de vacinas
Compromisso foi firmado durante agenda no país com o vice-presidente Alckmin e o ministro da saúde Alexandre Padilha

O Ministério da Saúde firmou acordo de parceria internacional com a empresa indiana Biological E Limited para cooperação mútua em pesquisa tecnológica e inovação. O governo informou que a parceria foi fechada durante visita do vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, na República da Índia.
“A missão em Nova Délhi integra os esforços do governo brasileiro para ampliar o comércio, os investimentos e a cooperação bilateral em áreas estratégicas, alinhados aos compromissos firmados entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o primeiro-ministro Narendra Modi”, diz o comunicado.
Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o acordo tem base para desenvolvimento da ciência em conjunto com os dois países. Além de cooperação técnica e científica em temas ligados ao desenvolvimento de imunizantes.
Entre os projetos prioritários está a vacina pneumocócica 24 valente, cuja eficácia e segurança serão avaliadas em estudos colaborativos, além de ações para formalizar a transferência de tecnologia da vacina pneumocócica 14 valente.
“Essa transferência garantirá produção nacional e fornecimento ao Sistema Único de Saúde (SUS), ampliando a autonomia brasileira na fabricação de imunizantes”, destacou o ministério.
A Biological E Limited vai contribuir com sua experiência em pesquisa e desenvolvimento, além da capacidade instalada de produção de vacinas. Já a Bio-Manguinhos/Fiocruz participará com sua infraestrutura produtiva, rede de pesquisa e integração com o SUS e com as agências regulatórias brasileiras.
Segundo o governo federal, a missão em Nova Délhi faz parte dos compromissos firmados entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o primeiro-ministro Narendra Modi, reforçando o papel do Brasil como referência em saúde pública e inovação no eixo Sul.