Brasil fecha Grand Prix na Áustria pódios de ouro e bronze
Competição garante aos vencedores 700 pontos no ranking mundial

Foto: CBJ/Divulgação
O judô brasileiro subiu ao pódio três vezes no sábado (27), durante o último dia de competições no Grand Prix da Áustria, que garante aos vencedores 700 pontos no ranking mundial. O meio-pesado Leonardo Gonçalves, de 27 anos, assegurou a medalha de ouro ao derrotar por ippon o alemão Louis Mai na final dos 100 quilos. Também teve dobradinha de bronze com Marcelo Gomes (90kg) e Giovanna Santos (+78kg).
Para chegar à final contra o alemão Louis Mai, Léo Gonçalves ganhou outras quatro lutas por ippon. Na estreia bateu o cazaque Bekarys Saduakas, e depois superou o tcheco Martin Bezdek nas oitavas e o dinamarqês Mathias Madsen nas quartas. Na semifinal, o brasileiro triunfou após um ippon relâmpago aos 19 segundos de luta contra o britânico Rhys Thompson. O ouro na Áustria foi o segundo do brasileiro na temporada: a primeira foi de bronze, em Tel Aviv (Israel).
Na disputa pelo bronze nos 90kg, Marcelo Gomes derrotou por ippon o britânico Jamal Petgrave. Já na competição feminina acima dos 78 kg. Giovana Santos, também conhecida como Gigi, superou na final a bósnia Larissa Ceric. No primeiro minuto de luta, Gigi acertou um waza-ari sobre a adversária, e depois administrou a vantagem até o fim da luta. A brasileira é atual 65ª colocada no ranking mundial e deve subir para o grupo dos top 50.