Brasil lidera número de registros de ataques hackers que usam o tema Covid-19
Segundo levantamento, em setembro o país respondeu por 69,3% dos registros desse tipo

Foto: Reprodução
O Brasil lidera o maior número de registro de ataques hackers que usam o tema "Covid-19" como isca para espalhar arquivos maliciosos, como vírus, malwares e trojans. Os dados são do relatório global Fast Facts, divulgado pela empresa de cibersegurança Trend Micro.
Segundo o levantamento, em setembro o país respondeu por 69,3% dos registros desse tipo, muito à frente da África do Sul, que teve 14,5% das ocorrências.
Em agosto, a margem foi ainda maior, de 81,1% para o Brasil e apenas 8,7% para a África do Sul. O país também foi o primeiro colocado em julho, com 63,9% dos ataques, contra 13,5% da Índia.
O levantamento analisa o cenário mundial de ameaças digitais e mostra também que até setembro deste ano, o número de ataques em todo o mundo já se equivale ao registrado em todo o ano de 2020.
Os ataques cibernéticos tiveram um aumento significativo desde 2018 (48,4 bilhões de ocorrências), com um salto de 2019 (54,2 bilhões) para 2020 (66,5 bilhões). A tendência é que 2021 feche com uma nova disparada em relação ao ano passado, porque somente de janeiro a setembro deste ano foram registrados 66,3 bilhões de ataques.