Brasil: mortes por Covid-19 devem ultrapassar a marca de 166 mil até outubro, estimam pesquisadores
No pior cenário, o número de mortos pela doença pode chegar a 340.476 pessoas no Brasil

Foto: Reprodução/ Agência Brasil
O Brasil deve ultrapassar a marca dos 166 mil mortes, até outubro, em decorrência da Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus, segundo a previsão do Instituto de Métricas e Avaliação em Saúde (IHME) da Universidade de Washington. A pesquisa ainda estima que a América Latina deve chegar a 388.300 mortes, sendo o Brasil e o México responsáveis por dois terços das mortes.
A região passou de novo epicentro global para a pandemia em rápida expansão, conforme as mortes ultrapassaram 100 mil pessoas nesta semana e os casos saltaram de 690 mil, há um mês, para 2 milhões.
"O Brasil está em um momento sombrio. A menos que e até que o governo tome medidas sustentadas e aplicadas para retardar a transmissão, o país continuará sua trágica trajetória ascendente de infecções e mortes", afirmou o diretor do IHME, dr. Christopher Murray.
No pior cenário, o número de mortos pela covid-19 pode chegar a 340.476 pessoas no Brasil e 151.433 no México, segundo o relatório.
"O aumento de testes e o uso de máscaras são ferramentas importantes para reduzir o número dessa pandemia no México, além de manter distância saudável", disse o dr. Rafael Lozano, diretor de Sistemas de Saúde do IHME.
Os pesquisadores ainda afirmaram que se o uso de máscaras aumentar para 95%, o Brasil pode registrar 147.431 mortes, abaixo do estipulado até outubro. Já no México, mortes podem cair de 88 mil para 79.652 pacientes fatais.