Economia

Brasil ocupa segundo lugar em ranking de transações com Pix em 2022

Ao todo, foram 29,2 bilhões de transações no período

Por Da Redação
Ás

Brasil ocupa segundo lugar em ranking de transações com Pix em 2022

Foto: Agência Brasil

A pesquisa Prime Time for Real-Time Report, divulgada pelo Banco Central na quarta-feira (19), mostra que o Brasil foi o segundo país do mundo que mais utilizou meios de pagamentos instantâneos em 2022, ficando atrás apenas da Índia. Conforme a instituição financeira, o resultado pode ser explicado pelo sucesso do Pix. 

Ao todo, foram 89,5 bilhões de transações na Índia contra 29,2 bilhões de transações no Brasil, o que corresponde a 15% do total mundial. De acordo com a pesquisa, houve um salto de 228,9% no uso dos serviços de pagamento instantâneo no Brasil entre 2022 e 2021, um crescimento maior do que na líder Índia (76,8%). “Em pouco mais de dois anos e meio, o Pix colocou o Brasil no topo quando o assunto é pagamentos instantâneos”, disse o BC.

Completam a lista dos maiores mercados globais em quantidade de transações de pagamentos instantâneos no ano passado, segundo o levantamento, a China (17,6 bilhões), a Tailândia (16,5 bilhões) e a Coreia do Sul (8 bilhões). Em geral, os pagamentos instantâneos foram responsáveis por 195 bilhões de transações em 2022, 63,2% a mais do que um ano antes. A previsão é de que, em 2027, esse número chegue a 511,7 bilhões e poderia representar 27,8% de todos os pagamentos eletrônicos no mundo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário