Brasil perde de virada para Austrália pela Copa do Mundo
Seleção abre vantagem na primeira etapa mas relaxa na segunda e permite virada; jogo de terça será decisivo

Foto: Divulgação | CBF
O Brasil perdeu para Austrália de virada por 3 a 2, em Montpellier. A partida foi válida pelo Grupo C da Copa do Mundo Feminina. Com o revés, a equipe permanece com três pontos e perde a chance de se classificar com uma rodada de antecedência.
Na primeira etapa, a Austrália começou o jogo oferecendo mais perigo para o Brasil. Com uma forte marcação e com boa posse de bola, a equipe dificultava as ações do time brasileiro. Apesar disso, as australianas foram pouco efetivas quando chegaram ao ataque. A Seleção Brasileira não tinha muita facilidade para sair jogando. E na dificuldade, coube a Rainha Marta tranquilizar a torcida verde amarela. Aos 25, Letícia Santos foi derrubada dentro da área, Marta ajeitou a bola com carinho na marca do pênalti e deslocou a goleira pra abrir o placar. O gol fez a jogadora bater mais um recorde: é única a marcar em 5 Copas do Mundo.
O gol deu entusiamo a Seleção que chegou ao segundo aos 37, com uma grande jogada de Tamires, que deu uma caneta na adversária, passou para Debinha, que cruzou para cabeçada firme de Cristiane no cantinho da goleira. Um golaço. Com 2 a 0 no placar, o Brasil relaxou nos minutos finais e permitiu o gol de Foord já aos 46, nos acréscimos.
A etapa final teve um Brasil quase que inofensivo diante de uma Austrália que apresentou começava a apresentar as qualidades técnicas de suas jogadoras. Pressionada, a Seleção não conseguiu evitar o empate. Aos 12, o cruzamento da lateral Logarzo, passou por todo mundo e a bola foi morrer no canto de Bárbara. Muito recuada e rifando a bola, a equipe de Vadão sofreu a virada aos 23, quando em lançamento para dentro da área, Mônica desviou contra o próprio patrimônio. Após o lance ser revisado pelo VAR, por possível influência da atacante Kerr no lance, o gol foi validado.
Tentando ensaiar uma pressão, a Seleção cometia erros individuais que comprometiam qualquer chance de perigo criada. No final, um lance polêmico aos 46, quando Andressa se enrolou com a zagueira adversária e caiu na área. A juíza não consultou o VAR e a partida foi reiniciada. A equipe australiana soube administrar e se defender bem, conseguindo seus primeiros três pontos na competição.
Com mesma pontuação que Austrália e Itália, o próximo confronto contra as italianas ganha contornos de tensão. A partida será na próxima terça-feira (18), as 16h, em Valenciennes. Se vencer garante a classificação. Em caso de derrota terá que torcer por outros resultados.