Brasil perdeu 15% da faixa de areia em 30 anos, apontam estudos

Embora a perda da faixa de areia ocorra devido a um processo natural, a interferência humana representa um agravante no problema

Por Da Redação
Às

Brasil perdeu 15% da faixa de areia em 30 anos, apontam estudos

Foto: Divulgação/Prefeitura de Balneário Camboriú

O Brasil perdeu cerca de 15% da faixa de areia, nos últimos 30 anos, segundo estudos científicos. A perda, que ocorre devido a um fenômeno natural, é agravada pela ação humana e mudanças no clima, segundo as pesquisas.

O processo responsável pela substituição da faixa de areia é denominado "erosão costeira". Neste processo as ondas carregam grãos de areia que flutuam sobre a água e são depositados na beira da praia, formando bancos de areia.

No momento em que a onda se choca na beira da praia deixando parte da areia, ela também leva uma quantidade de areia semelhante, o que permiti a repetição do ciclo sem grandes perdas.

O problema surge nas construções na orla, que comprometem esse ciclo. No momento em que a onda vai chocar com a beira da praia e deixar os sedimentos para renovação do ciclo, caso algum prédio, calçadão ou estrutura construída perto do mar esteja no caminho, a onda se choca antes do esperado e a areia que seria depositada, volta para a água, o que compromete o "estoque" natural e impede a praia de recuperar a faixa de areia.

A diminuição da faixa da areia aumenta o risco de desaparecimento dos animais que vivem na areia, e apresenta um grande risco à biodiversidade.

A faixa de areia ainda atua como barreira natural para impedir o avanço do oceano. Sem essa faixa, casas, comércios e diversas pessoas ficam em risco de sofrer com o avanço do mar.

Especialistas citam o caso de Atafona, no litoral do Rio de Janeiro, onde a cidade perdeu ruas inteiras para o mar. O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) prevê que o nível do mar suba 21 centímetros até 2050.

Assim como Atafona, especialistas apontam risco em praias brasileiras onde o fenômeno se repete, como em pontos do litoral Norte, Nordeste e Sudeste.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário