Brasil pode economizar milhões de reais com SUS por meio da conectividade

Telemedicina avançou em cinco meses o que era previsto em cinco anos

[Brasil pode economizar milhões de reais com SUS por meio da conectividade]

FOTO: Reprodução

Há mais de um ano o Brasil sofre as consequências da pandemia da Covid-19, doença do novo coronavírus, que atingiu em cheio a capacidade hospitalar e as finanças públicas. Com grande fluxo de pacientes, sejam acometidos pelo vírus ou não, o país poderia economizar milhões de reais com o Sistem Único de Saúde (SUS) por meio da conectividade. As informações são da TechTudo.

As tecnologias digitais são instrumentos vitais para ajudar as pessoas a lidar com pedidos de permanência em casa e requisitos de distanciamento social durante a pandemia. São essenciais para apoiar os sistemas de saúde, não apenas por meio de aplicativos de rastreamento de telemedicina e Covid-19, mas também por meio de Big Data e análises de inteligência artificial para padrões de mobilidade, modelos epidemiológicos e rastreamento de contato.

A chegada do 5G ao País tem, inclusive, o potencial de alavancar todas essas aplicações. É possível estimar uma economia de muitos milhões de reais no custo do SUS, uma vez que os atendimentos remotos e a possibilidade de fazer cirurgias complexas à distância permitem o enxugamento de diversos gastos hoje existentes.

A telemedicina avançou em meses o que estava previsto para evoluir em cinco anos. Essa prática vai contribuir para equalizar o acesso aos médicos e equilibrar as desigualdades, o que permitirá que a população utilize as melhores soluções de atendimento.


Comentários