Brasil pode ter pico de coronavírus nesta semana, indica estudo
Estudo estima que 25 mil mortes serão contabilizadas até final de julho

Foto: Reprodução/ Agência Brasil
O pico da pandemia de Covid-19 esperado pelas autoridades de Saúde pode ocorrer durante esta semana, no Brasil, de acordo com um modelo matemático feito por pesquisadores da Coppe/UFRJ, Marinha do Brasil e Universidade de Bordeaux, na França.
O modelo ainda indica que o número de registros deve começar a ter instabilidades no fim do mês de julho, quando alcançar aproximadamente 370 mil casos. Esse dado também pode alcançar 1 milhão, se os casos não reportados forem levados em consideração.
“Depois do pico, o número de casos acumulados continua crescendo, ele não para de crescer, mas o País vai reportando cada vez menos casos, e a curva começa a mostrar uma tendência de queda”, explica o pesquisador Renato Cotta, professor titular da Coppe/UFRJ e consultor técnico da Marinha do Brasil.
O modelo não estima o número de mortes, mas a mortalidade da atual pandemia no Brasil está em 6,7%, o que levaria a um total de pelo menos 25 mil mortes até o fim de julho.
Balanço
O Brasil registrou 674 mortes em 24 horas e já tem, ao todo, 16.792 vítimas da covid-19, conforme atualização feita ontem pelo Ministério da Saúde. O número de casos confirmados saltou de 241.080 para 254.220. Com os novos registros, o Brasil ultrapassou o Reino Unido em número total de casos confirmados da covid-19 e se tornou o 3.º país no mundo com mais casos acumulados da doença, segundo levantamento da Universidade Johns Hopkins.