Brasil pode zerar tarifa do etanol dos EUA caso Trump anule a do açúcar brasileiro

Decisão final será do presidente Jair Bolsonaro

[Brasil pode zerar tarifa do etanol dos EUA caso Trump anule a do açúcar brasileiro]

FOTO: JIM WATSON / AFP

O secretário de Assuntos Internacionais do Ministério da Agricultura, Orlando Leite Ribeiro, informou nesta sexta-feira (14), que o governo de Jair Bolsonaro aceita  zerar a taxa de importação sobre o etanol norte-americano se os Estados Unidos fizerem o mesmo com o açúcar brasileiro. Na segunda-feira (10), o presidente norte-americana, Donald Trump, ameaçou retaliar o Brasil pela cobrança de tarifa.

"Se eles impõem tarifas, nós temos de ter uma equalização. Se chama reciprocidade. Vamos apresentar algo sobre tarifas na justiça porque muitos países têm nos cobrado tarifas e nós não cobramos deles", disse Trump na ocasião.

Em entrevista ao Estadão/Broadcast, Ribeiro disse que ambos os países devem agir com reciprocidade no assunto. “Não podemos falar de reciprocidade apenas em setores que interessam a um dos lados. Nesse sentido, o Brasil está disposto a conceder tarifa zero para a importação de etanol dos EUA, desde que eles estejam dispostos a conceder o mesmo tratamento para o açúcar brasileiro, ambos produtos derivados da cana”, afirmou.

Segundo um representante do Ministério da Economia, que participa das negociações com os norte-americanos em torno dos derivados de cana-de-açúcar, conseguir a liberalização do açúcar seria o melhor cenário possível, já que aumentaria a liberalização comercial entre os dois países. A decisão final será do presidente Jair Bolsonaro.
 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Terra plana: Datafolha aponta que bolsonaristas e lulistas empatam em crença]

Entre os eleitores de Bolsonaro, 8% acreditam na teoria, enquanto no caso de Lula, são 7%

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!