Brasil preservou 84% da Amazônia por esforço próprio, diz ministro do Meio Ambiente
Atuação na região é "mérito próprio do país", disse Ricardo Salles

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Em coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira (9) o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, afirmou que o Brasil conseguiu preservar a Amazônia por esforços próprios.
“O Brasil é um país que preservou 84% da sua floresta amazônica, e fez isso pelos seus méritos próprios, com seus esforços próprios e continua preservando e defendendo a floresta", disse Salles.
Na coletiva, o ministro ainda falou que o Brasil possui vários mecanismos financeiros que foram propostos ao país por nações estrangeiras.
“Temos vários mecanismos financeiros que foram aventados internacionalmente, inclusive por ocasião do Acordo de Paris, e também do Protocolo de Quioto: o pagamento por serviços ambientais, por créditos carbonos, Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação florestal (REDD), enfim, todo esse arcabouço de recursos que são aventados no mundo para contribuir com a preservação”, declarou.
Quando questionado sobre as críticas internacionais sobre o aumento das queimadas da Floresta Amazônica, Salles respondeu que o governo já havia tomado todas as providencias possíveis e que atualmente a tendência é de controle no local.