Brasil registra 580 mil casos de câncer diagnosticados em pessoas por ano
Pesquisadores indicam aquisição de 530 novos equipamentos de radiografia para abrigar tratamentos

Foto: Reprodução/Agência Brasil
O Brasil registra cerca de 580 mil casos de câncer diagnosticados em pessoas por ano. Desse total, segundo a Sociedade Brasileira de Radioterapia (SBRT), pelo menos 5 mil morrem por não conseguirem um tratamento. 130 mil não conseguiram receber atendimento em 2019. Caso não sejam tomadas medidas urgentes, os dados podem se agravar.
A previsão está no estudo "RT-2030", realizado pela Sociedade Brasileira de Radioterapia e pela Fundação Dom Cabral. As duas entidades afirmam que hoje, o câncer é a segunda maior causa de mortalidade no Brasil e deve se tornar a primeira até o ano de 2030.
Segundo a previsão, o número de pessoas diagnosticadas por ano com a doença pode aumentar para cerca de 640 mil e pelo menos 333 mil (52%) devem ser indicadas a passar por radioterapia.
O Brasil possui atualmente, 409 equipamentos de radioterapia. Desse total, de acordo com o estudo, 111 estão obsoletos. Normalmente, a vida útil desse tipo de aparelho é estimada em cerca de 15 anos. No entanto, pelo menos 29 dos equipamentos têm mais de 30 anos de operação.
O estudo prevê que, até 2030, 52% dos aparelhos que o país abriga atualmente estarão fora de uso, enquanto deverá ter um aumento, na mesma proporção, de casos de câncer em idosos no Brasil. Para que o problema seja corrigido a tempo, os pesquisadores indicam que seria necessário adquirir 530 novos equipamentos de radiografia, chamados de "aceleradores lineares".