Brasil registra pelo menos 4,7 mil denúncias de fura-filas da vacinação contra Covid-19
Bahia já registrou 202 denúncias

Foto: Reprodução/ Agência Brasil
O Brasil registrou pelo menos 4,7 mil denúncias de fura-filas desde o início da vacinação contra a Covid-19, em 17 de janeiro. Os dados foram levantados pelo Profissão Repórter junto aos Ministérios Públicos Estaduais e pela Ouvidoria Nacional do Ministério Público. Apenas dos MPs de Minas Gerais e Paraná não passaram as informações.
No entanto, o número de denúncias pode ser ainda maior, já que elas também podem ser feitas em outros órgãos, a exemplo das ouvidorias dos governos e nas secretarias de saúde.
Essas reclamações são sobre as supostas fraudes na imunização contra o vírus, em que pessoas que não fazem parte dos grupos prioritários foram vacinadas antes das outras. Apesar do número registrado,, não significa que todas as 4.675 pessoas furaram a fila da prioridade. Depois que as denúncias são recebidas, os órgãos fazem um processo de triagem para identificar quais casos devem ser encaminhados às Promotorias de Justiças para serem investigados.
Caso a investigação aponte que realmente houve a infração, o Ministério Público pode oferecer uma denúncia criminal ou entrar com uma ação por improbidade administrativa contra quem furou a fila.
Veja os números de denúncias de cada estado: