Brasil tem doze capitais aptas para receber o 5G

Legislações para infraestrutura precisam ser atualizadas nos demais municípios

Por Da Redação
Ás

Brasil tem doze capitais aptas para receber o 5G

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Doze capitais brasileiras já estão totalmente preparadas, em infraestrutura e em legislação, para receber a quinta geração de internet móvel, o 5G. As informações foram divulgadas pelo Ministério das Comunicações nessa quarta-feira (26).

O padrão 5G, leiloado em novembro de 2021, visa oferecer internet de alta velocidade para todas as capitais do país, até 31 de julho deste ano.

Já as demais localidades ainda precisam se adequar de leis municipais e da instalação de infraestrutura adequada para o funcionamento da tecnologia. Segundo os termos do leilão, empresas que arremataram as concessões de uso das bandas se responsabilizaram pela ampliação para 100% do território nacional a cobertura do padrão atual, o 4G.

“Nossa missão é garantir a tecnologia 5G conectando o Brasil e levando a internet para todos os brasileiros", afirmou o ministro das Comunicações, Fábio Faria, em nota. "Ao longo dos anos, faremos com o que o país tenha assegurado a cada um o direito de acesso à internet; todos nós sabemos a importância que isso tem", complementou.

O prazo para o processo de adequação na Lei Geral das Antenas vai até 2029. 

A instalação das novas antenas do 5G será diferente das tecnologias anteriores, devido a densidade maior de replicadores de sinal necessária. Os grandes centros urbanos devem ter uma antena para cada 100 mil habitantes - número 10 vezes maior do que o que se usa atualmente no padrão 4G.

“Este é mais um dispositivo que contribui para a expansão das redes 5G, que, em comparação às tecnologias anteriores, requerem maior densidade de antenas (mas de menor tamanho)”, explica o secretário de Telecomunicações, Arthur Coimbra.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) será responsável por fiscalizar e regulamentar as antenas que serão instaladas em todo o país. Assim, a agência reguladora participará de todo o processo de transição da rede atual para as novas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário