Brasil teve mais mortes por Covid-19 e mais desemprego do que a maioria dos países
Os dados são do Ipea

Foto: Agência Brasil
O Brasil se destacou entre os outros países por mais mais mortes por Covid-19 e pelo desemprego, segundo pesquisadores do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Os dados são de 2020, compilados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela Organização Internacional do Trabalho (OIT).
"Em síntese, países que não frearam a disseminação do coronavírus com o argumento de não perder trabalho não tiveram benefícios em seu mercado. Deixar morrer não teve nenhum ganho econômico" , conta Marcos Hecksher, economista do Ipea.
Além disso, ele realizou a comparação com a Suécia, contrária ao lockdown e a qualquer outro tipo de fechamento e restrição de circulação até janeiro. "A Suécia tentou salvar empregos evitando restrições e está com muito mais mortos que seus vizinhos como Noruega, Finlândia e Dinamarca, sem ter poupado empregos".
Na lista dos 64 países da OIT, a Suécia aparece como 37º país com a maior queda na ocupação do mercado de trabalho em 2020.