Brasil tinha 28,5% de famílias inadimplentes em junho, aponta CNC
Essa é a primeira queda registrada desde setembro do ano passado

Foto: Reprodução/Agência Brasil
Com a criação de novas vagas de trabalho, o Brasil registrou um declínio na proporção de brasileiros inadimplentes em junho, a primeira queda desde setembro do ano passado, conforme a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
Diante disso, a proporção de famílias com contas em atraso ficou 28,5% junho, uma queda de 0,2 ponto porcentual quando comparada a maio, como revelam os dados Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic).
Além do mais, foi registrado uma queda no número de endividados, o segundo mês seguido de recuos, após bater recorde em abril. O total de famílias com dívidas a vencer foi de 77,3% em junho, 0,1 ponto porcentual menor que maio. No entanto, o número de endividados ainda é 7,6 pontos porcentuais superiores ao existente em junho de 2021, afirmou o levantamento.
O estudo ainda mostra, que a proporção de mulheres endividadas foi de 80,1%, maior do que a proporção de homens, de 76,5%, mas houve redução de 0,7 ponto porcentual no endividamento entre o público feminino na passagem de maio para junho, enquanto esse total aumentou 0,3 ponto porcentual entre o público masculino.