Brasil vende 15,1 milhão de carros seminovos e usados em 2021

Uma das causas desse crescimento de 17,8% é a falta de chips na indústria brasileira para produção de novos veículos

Por Da Redação
Às

Brasil vende 15,1 milhão de carros seminovos e usados em 2021

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A falta de chips fez a indústria brasileira deixar de produzir ao menos 300 mil veículos zero quilômetro em 2021. Com isso, a venda de veículos usados ​​e seminovos cresceu 17,8% no passado. Ao todo foram comercializados 15,1 milhões de unidades, segundo dados da Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto).

Esse é o maior crescimento da história do setor, que em média, registra expansão de 3% a 4% ao ano. O aumento da procura impactou diretamente no preço dos veículos, fazendo com que a alta superasse a dos veículos novos. Para se ter uma ideia, somente em dezembro de 2021 foram vendidos 1.201.600 veículos seminovos e usados, contra 1.165.436, em novembro, uma alta de 3,1%. 

Conforme estudos dos analistas, com a valorização dos carros usados, o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) deve subir em torno de 23% neste ano e para evitar inadimplência. Diante disso, os estados devem oferecer um bom desconto para evitar inadimplência.

"Em 2020, pois as vendas caíram 12%. Quando comparamos o crescimento de 2021 com 2019, um ano sem pandemia, as vendas tiveram alta de 3,5%", diz José Everton, vice-presidente da Fenauto.

Seminovo tem alta de 15,07%

Outros fatores que também contribuíram para a alta nas vendas de veículos usados e seminovos foram a necessidade de levantar dinheiro para pagar dívidas (a famosa troca com troco, no qual quem vende o automóvel, opta por ficar com um de menor valor e recebe a diferença), maior oferta de crédito para financiamentos e o medo de usar o transporte público, ainda por causa da pandemia. 

As vendas de veículos novos, incluindo automóveis, comerciais leves, ônibus e caminhões, cresceram 3% ano ano passado, com 2,1 milhões de unidades. Já as de carros novos (automóveis e comerciais leves) cresceram 1,4%, em 2021, com 1,9 milhões de unidades vendidas, de acordo com dados preliminares da Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

A estimativa inicial das montadoras era de crescimento de 15% nas vendas de carros zero, no início de ano, o que não se concretizou.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário