Brasileira assume cargo de vice-porta-voz do Papa Fracinsco

Veículos de imprensa afirmam que a escolha foi complicada

[Brasileira assume cargo de vice-porta-voz do Papa Fracinsco]

FOTO: Vatican News/ Reprodução

A brasileira Cristiane Murray foi nomeada nesta quinta-feira (25), como nova vice-porta-voz do Papa Francisco. Ela assume o lugar do interino Alessandro Gisotti.

A Sala de Imprensa do Vaticano é atualmente comandada pelo italiano Matteo Bruni, que substituiu o porta-voz interino Alessandro Gisotti. Antes, o departamento era dirigido por Greg Burke e tinha como vice, a espanhola Paloma García Ovejero. Bruni também era responsável pelas questões de logística e também pela organização das viagens do papa.

Veículos de imprensa especializados afirmaram que foi muito complicado achar um substituto para Gisotti e mais difícil ainda foi encontrar uma profissional que assumisse a vice-diretoria, de acordo com a agência Efe. O líder religioso insistiu que uma mulher assumisse o cargo.

A mudança acontece após a chegada do prefeito regional do Dicastério - nome para os departamentos do governo da Igreja Católica -  para Comunicação, Paolo Ruffini, que havia sido nomeado para o cargo em julho de 2018.

Quem é a nova vice-porta-voz?

Cristiane Murray nasceu em 1962 no Rio de Janeiro. É formada em Administração de Empresas e Marketing pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e integra a Rádio Vaticana desde 1995. Ela faz parte da equipe brasileira que transmite programas diários e administra o portal Vatican News em português, Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.

A brasileira colabora desde 2018, com a Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos, em preparação do Encontro sobre a Amazônia, que visa debater os principais problemas da região e a presença da Igreja Católica junto aos povos amazônicos. O evento está previsto para acontecer em outubro no Vaticano.


Comentários