Brasileirão 2021: veja como estão os 20 clubes a um mês da estreia

Início está previsto para o dia 29 de maio

[Brasileirão 2021: veja como estão os 20 clubes a um mês da estreia]

FOTO: Lucas Figueiredo/CBF

O Campeonato Brasileiro de 2021 tem início previsto para o dia 29 de maio. Com a competição cada vez mais próxima, é importante ficar atento a cada detalhe que envolve o campeonato mais importante do país  como, por exemplo, o desempenho e as escalações dos 20 clubes que disputarão a Série A. Até o momento, a  CBF ainda não divulgou as datas e os horários da primeira rodada, mas os jogos iniciais são os seguintes:

-Flamengo x Palmeiras
-Corinthians x Atlético-GO
-São Paulo x Fluminense
-Atlético-MG x Fortaleza
-Internacional x Sport
-Ceará x Grêmio
-Bahia x Santos
-Chapecoense x Red Bull Bragantino
-Athletico x América-MG
-Cuiabá x Juventude

Saiba mais sobre os times

(A informação é do Globo Esporte)

Athletico 

Como acontece desde 2013, o Athletico se divide entre o time de aspirantes e a equipe principal. O elenco "de baixo" disputa o Campeonato Paranaense, comandado por Bruno Lazaroni, enquanto o português António Oliveira é o treinador do "grupo de cima". No estadual, o Furacão tem seis pontos em cinco jogos e ocupa a sétima posição. Pela Sul-Americana, a equipe tem 100% de aproveitamento no grupo D.

Desempenho em 2021: quatro vitórias e três derrotas. Dos sete jogos, apenas dois foram com time principal.

Atlético-GO

Invicto, o Atlético-GO vive um início de temporada arrasador e tem se dado bem em praticamente todas as frentes, mesmo poupando titulares em alguns momentos. No Campeonato Goiano, foi líder isolado da fase de grupos e goleou o rival Goiás por 3 a 0 no jogo de ida das quartas de final. Na Copa do Brasil, confirmou o favoritismo e passou com tranquilidade por Galvez-AC (3 a 1) e Joinville (2 a 0). Só na Copa Sul-Americana é que o time estreou com empate sem gols em casa diante do Newell's Old Boys, da Argentina, mas dominou a partida e criou inúmeras chances. O técnico Jorginho assumiu no começo de abril - antes, o clube estava sob o comando da comissão permanente, encabeçada por João Paulo Sanches.

Desempenho em 2021: 12 vitórias, dois empates e nenhuma derrota

Atlético-MG
Pelos grandes investimentos e altas expectativas, o Galo vive momento de pressão. Cuca chegou dividindo opiniões na torcida e, com ele, o time ainda não fez grandes jogos. A derrota para o Cruzeiro no estadual e o empate na estreia da Libertadores aumentaram cobranças, mas o Alvinegro foi líder isolado na primeira fase do Mineiro e mostrou muita evolução ao vencer o América de Cali, no Mineirão, pela segunda rodada do Grupo H.

Desempenho em 2021: dez vitórias, um empate e duas derrotas.

Bahia

Após um início irregular, com goleadas em casa e derrotas fora, o Bahia encontrou uma identidade. A chegada de reforços como Thaciano, Germán Conti e Luiz Otávio elevaram o nível de atuação do Tricolor, que apresenta um futebol ofensivo, com um lado direito bastante veloz. A equipe eliminou o Fortaleza nos pênaltis e garantiu vaga na final da Copa do Nordeste, além de estar na terceira fase da Copa do Brasil.

Desempenho em 2021: 11 vitórias, seis empates e cinco derrotas (o time principal não disputa o estadual).

Bragantino
O Massa Bruta vem embalado pela ascensão no segundo turno do Brasileirão 2020 e começou bem a temporada 2021. Com a maratona de jogos, o técnico Maurício Barbieri tem feito um rodízio na equipe titular no Paulistão. Mesmo assim, vem obtendo bons resultado. É líder do Grupo C do estadual, venceu nas duas primeiras fases na Copa do Brasil e está na segunda colocação do Grupo G da Copa Sul-Americana.

Desempenho em 2021: nove vitórias, três empates e duas derrotas.

Ceará
O Ceará está na final da Copa do Nordeste e tem quatro pontos na Sul-Americana. Além disso, disputa o Cearense com um time alternativo. Na terceira fase da Copa do Brasil, duela com o arquirrival Fortaleza no mês de junho.

Desempenho em 2021: sete vitórias, cinco empates e uma derrota

Chapecoense

A Chape faz um bom início de temporada. Liderou com folga a primeira fase do estadual e garantiu classificação para a semifinal ao bater o Hercílio Luz. Na Copa do Brasil, vai estrear apenas na terceira fase por conta do título da Série B na temporada passada. O maior golpe foi a perda do técnico Umberto Louzer, que pediu demissão para acertar com o Sport. Mozart assumiu o lugar e fez apenas duas partidas no comando do clube.

Desempenho em 2021: nove vitórias, quatro empates e uma derrota.

Corinthians

Apesar de ter apenas uma derrota, o Corinthians não está em paz neste início de temporada. O desempenho dentro de campo ainda não empolgou e, para piorar, já acarretou em protestos da torcida no CT Joaquim Grava. Sem dinheiro para fazer grandes contratações, o Timão ainda não contratou e aposta nos garotos vindos da base.

Desempenho em 2021: sete vitórias, cinco empates e uma derrota.

Cuiabá

Apesar de estar invicto, o Cuiabá não vive um bom começo de temporada. Apesar de classificado para a semifinal do Campeonato Mato-grossense, foi eliminado na segunda fase da Copa do Brasil, e o desempenho do time está abaixo do esperado. A diretoria já anunciou 13 reforços para a estreia na elite do futebol nacional, contratou o técnico Alberto Valentim, que chegou há um mês e ainda implanta a sua forma de jogar.

Desempenho em 2021: nove vitórias, quatro empates e nenhuma derrota.

Flamengo
Líder de seu grupo na Libertadores e campeão da Taça Guanabara, o Flamengo vive momento tranquilo na temporada. O time inicia neste fim de semana a semifinal do Campeonato Carioca em busca do tri estadual. O único porém é a ausência de Rodrigo Caio, que, por problemas físicos, não conseguiu emplacar uma sequência de jogos.

Desempenho em 2021: nove vitórias, três empates e duas derrotas.

Fluminense
De volta à Libertadores depois de oito anos e classificado para a semifinal do Campeonato Carioca, o Fluminense vive um bom início de temporada sob o comando do recém-chegado Roger Machado. A receita de sucesso no último Brasileirão está mantida: mescla de jogadores veteranos e jovens talentos. Xerém continua fabricando jóias como Kayky, já titular do time com 17 anos, enquanto a diretoria contratou reforços de peso, como o uruguaio Abel Hernández e o equatoriano Cazares.

Desempenho em 2021: oito vitórias, dois empates e três derrotas.

Fortaleza
O Fortaleza chegou às semifinais da Copa do Nordeste, mas foi eliminado pelo Bahia. Agora, disputa o Campeonato Cearense e espera a terceira fase da Copa do Brasil, quando enfrenta o Ceará, em junho, além do início do Brasileirão. Enderson Moreira foi demitido com quase 80% de aproveitamento.

Desempenho em 2021: nove vitórias, três empates e uma derrota.

Grêmio
O Grêmio convive com uma situação atípica nos últimos anos: mudança de técnico. Depois de quatro anos e sete meses de trabalho, Renato Portaluppi deixou o cargo após a eliminação na terceira fase da Libertadores. Tiago Nunes assumiu e estreou com vitória contra o Ypiranga, em jogo que confirmou a liderança na primeira fase do Gauchão. O Tricolor também estreou com vitória na Copa Sul-Americana e busca reforços para fechar o elenco.

Desempenho em 2021: dez vitórias, três empates e três derrotas.

Internacional
O Inter inicia 2021 em adaptação ao trabalho de Miguel Ángel Ramírez, com uma proposta de ruptura de modelo de jogo em busca de um futebol ofensivo e propositivo. O clube abraça o projeto a longo prazo com o treinador e entende que este processo levará tempo até ser totalmente enraizado. Em campo, a equipe ainda busca melhor encaixe às ideias do técnico. Até o momento, avançou à semifinal do Gauchão na segunda colocação e estreou com derrota na Libertadores.

Desempenho em 2021: sete vitórias, dois empates e três derrotas.

Juventude
De volta à elite do futebol brasileiro após 13 anos, o Juventude está nas semifinais do Gauchão após terminar a fase de classificação em terceiro lugar, com 17 pontos. A equipe está invicta há cinco partidas, mas acabou eliminada na segunda fase da Copa do Brasil pelo Vila Nova nos pênaltis.

Desempenho em 2021: seis vitórias, três empates e quatro derrotas.

Palmeiras
Depois de um início com cobranças pelas derrotas nos pênaltis na Supercopa e Recopa Sul-Americana, o Palmeiras vem de sua principal partida na temporada: a goleada por 5 a 0 sobre o Independiente Del Valle, pela Copa Libertadores. Por conta do calendário, o técnico Abel Ferreira tem poupado os titulares no Paulistão e corre o risco de não avançar às quartas do estadual. O foco no momento, porém, segue na defesa do título continental – o time lidera o grupo A, com 100% de aproveitamento após duas rodadas.

Desempenho em 2021: seis vitórias, quatro empates e três derrotas

Santos

O Santos vive um início de temporada bastante turbulento. Depois da venda de Soteldo para o Toronto, o Peixe perdeu o técnico argentino Ariel Holan, que pediu demissão. O time estreou com derrota em casa na Libertadores, também perdeu para o Boca Juniors na segunda rodada e ainda corre risco de ser eliminado na fase de grupos do Paulistão. Por outro lado, agora está livre da punição da Fifa e tenta contratar novos jogadores.

Desempenho em 2021: quatro vitórias, cinco empates e seis derrotas.

São Paulo
O São Paulo vive um 2021 animador. O trabalho de Hernán Crespo surge como bastante promissor. Desde 2012, por exemplo, a equipe tricolor não vencia sete partidas consecutivas, feito obtido pela comissão técnica do time argentino. É o melhor time do Paulistão, estreou com vitória na Libertadores e ainda vem se encorpando com reforços como Benítez, Eder e Miranda.

Desempenho em 2021: nove vitórias, um empate e uma derrota.

Sport
O Sport teve início de temporada marcado por eliminações na primeira fase da Copa do Brasil, para a Juazeirense, e na fase de grupos da Copa do Nordeste. Os maus resultados levaram à queda do técnico Jair Ventura. Umberto Louzer assumiu a pouco mais de um mês do início da Série A com a missão de reestruturar o time. Para isso, terá que usar muitos dos reforços pedidos por seu antecessor.

Desempenho em 2021: seis vitórias, cinco empates e seis derrotas.


Comentários