Brasileiras estão na final do concurso de empreendedorismo da Cartier

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[Brasileiras estão na final do concurso de empreendedorismo da Cartier]

FOTO: Arquivo

Em tempos tão sombrios uma boa notícia. A edição de 2021 do Cartier Women’s Initiative (CWI), concurso de empreendedorismo da empresa francesa de luxo, tem brasileiras entre as finalistas. Estamos falando.de Rafa Cavalcanti, idealizadora de um aplicativo inclusivo que facilita o acesso a crédito, e Bárbara Granek, nome por trás de uma startup que tem como propósito conectar produtores e compradores do mercado de pesca. O resultado da premiação será divulgado no fim de maio. Para quem não sabe, a premiação apoia empreendedoras que lideram projetos de impacto social ao redor do globo. O programa é aberto a empresas fundadas ou geridas por mulheres. O requisito principal é que a iniciativa tenha impacto sustentável significativo na sociedade. 

O CWI 21 selecionou 24 mulheres, entre 876 candidatas, de 142 países. Pela primeira vez, a organização reconheceu empresárias do Mali, do Iraque e de Mianmar. Neste ano, o programa lançou o Prêmio Pioneiro em Ciência e Tecnologia, além das sete consagrações regionais já conhecidas.

“Mais três mulheres empreendedoras de impacto na vanguarda da inovação científica e tecnológica serão reconhecidas. Aberto a empresárias de qualquer país e setor, o prêmio destacará soluções disruptivas construídas em torno de avanços tecnológicos ou científicos exclusivos, protegidos ou difíceis de reproduzir”, explicou a Cartier, em comunicado.                                                         Umas das finalistas brasileiras, Barbara Granek é fundadora da Fishtag. A paraibana vem de uma família que exporta peixe para os Estados Unidos. Com a experiência pessoal, ela percebeu que faltava digitalização no mercado. A iniciativa teve crescimento de 60% de 2019 para 2020.  Em 2019, criou a startup para gerar uma cadeia mais sustentável e operacional tecnologicamente. “Queremos conectar o produtor ao consumidor, além de garantir a procedência do peixe e formalizar os pagamentos que, no geral, são em papel e caneta nessa indústria”, explicou Barbara Granek, em comunicado.

A  outra brasileira concorrente, Rafa Cavalcanti, lançou o aplicativo CloQ. Por meio de análise de crédito comportamental, a ferramenta facilita o acesso ao nanocrédito. O diferencial é que não consulta dados financeiros, como SPC e Serasa. Atualmente, são mais de 15 mil clientes cadastrados na plataforma, dos quais 75% são mulheres.

“A Rafa Cavalcanti vem de uma família de empreendedores de uma comunidade de Recife. Com experiências internacionais nos Estados Unidos, na Índia, China e Holanda, ela decidiu criar uma empresa que solucionasse os problemas de quem não consegue crédito e, muitas vezes, recorre a agiotas”, destacou a Cartier. “A ideia democratiza e ajuda a construir um histórico positivo para esse empreendedor – que, muitas vezes, é informal e, assim, pode caminhar sozinho”, completou a marca.


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