Brasileiro de 5 anos é o mais jovem do mundo a descobrir asteroides
No total, Miro Latansio Tsai já encontrou 15 corpos celestes

Foto: Reprodução/Redes Sociais
Miro Latansio Tsai, de 5 anos, tornou-se a pessoa mais jovem do mundo a descobrir um asteroide. Natural de São Paulo, o garoto sempre se interessou por assuntos relacionados à astronomia e ciência. Em entrevista concedida ao jornal Folha de S.Paulo, a mãe do menino, Carla Latansio, disse que esse interesse é visível desde que ele era ainda menor.
"Com dois anos ele sabia o nome de todos os planetas do sistema solar. Na primeira visita que fizemos ao Museu Catavento, em São Paulo, na entrada tinham todos os planetas na parede e ele foi passando e apontando os dedinhos e falando os nomes de todos", disse Carla.
O menino já encontrou 15 corpos celestes por meio do programa International Astronomical Search Collaboration (IASC). No Brasil, o projeto é comandado pela Agência Espacial Americana (Nasa) em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). "Eu sempre gostei de ciência, astronomia e planetas: Marte, Júpiter, Saturno, Sol, Mercúrio", disse Miro, que se corrigiu e afirmou que, na realidade, o Sol é uma estrela.
Além de ser reconhecido como a pessoa mais jovem a descobrir asteroides do mundo, Miro recebeu dois certificados pelas descobertas no início de dezembro de 2021: um de mérito do MCTI e um do projeto IASC.