Brasileiro faz história ao conquistar primeiro ouro do país em Mundial de taekwondo
Henrique Marques passou por trajetória marcante até alcançar expressiva marca

Foto: World Taekwondo
O Brasil conseguiu um feito histórico no taekwondo. Henrique Marques venceu, na manhã desta segunda-feira (27), o chinês Qizhang Xiang por 2 a 0 na final da categoria até 80kg no Campeonato Mundial da modalidade e conseguiu o inédito ouro para o país.
Henrique, de 21 anos, conseguiu a segunda medalha dourada do Brasil nesta edição da competição, disputada em Wuxi, na China. Maria Clara Pacheco também foi campeão mundial na categoria dela na última sexta-feira (24). Esta é a primeira vez que o Brasil conquista dois títulos em uma única edição do Mundial.
"Muito feliz com essa conquista, muito feliz com o meu desempenho em quadra, muito feliz com tudo que vem acontecendo na minha vida. Saímos campeões aqui e tudo isso é graças a muito trabalho. Esse foi o primeiro passo e, se Deus quiser, lá em Los Angeles 2028 a gente vai ser campeão também", afirmou Henrique ao vencer a competição.
A história de Henrique e o esporte quase não aconteceu. Isso porque o atleta quase abandonou o esporte após descobrir uma arritmia cardíaca que o fez passar por uma cirurgia em dezembro de 2023. Com a alteração da frequência dos batimentos do coração, ele quase ficou fora do Mundial de 2023 e também dos Jogos Pan-Americanos de Santiago.
O brasileiro esteve as Olimpíadas de Paris, mas não passou das quartas de final diante do sul-coreano Seo Geon-woo, que ficou com o bronze nesta segunda-feira (27), junto com o russo Artiem Mytarev. O brasileiro chegou ao Mundial da China como 7º colocado do ranking mundial da categoria. Ele já havia disputado o Mundial em 2022, mas parou nas quartas de final.
O Mundial de taekwondo irá até o dia 30 de outubro. Entre os brasileiros que ainda estão na disputa, Edival Pontes, o Netinho é o que chama mais atenção. Medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Paris na categoria até 68kg, e Milena Titoneli, duas vezes, medalhista de bronze em Mundiais na categoria até 67kg.


