Brasileiro perdeu mais de 40 bilhões de milhas vencidas em 2019
Outros clientes conseguiram converter os pontos em prêmios

Foto: Reprodução
O brasileiros acumularam 235,2 bilhões de milhas no cartão de crédito em 2019, segundo dados do Banco Central. Com o acúmulo, o estoque de milhas caiu porque muita gente não conseguiu usar os pontos no prazo e quase um quinta dessas milhas venceu.
Desse total, o Banco Central mostra que o número de pontos do cartão de crédito perdidos porque venceram foram 43,6% bilhões de milhas jogadas no lixo. Essa quantidade de pontos seria suficiente, por exemplo, para emitir 1,9 milhão de bilhetes de ida e volta entre Recife e São Paulo, conforme simulação para datas em novembro.
Das milhas acumuladas, alguns clientes conseguiram converter 173,7 bilhões de pontos que geraram algum tipo de prêmio em 2019, a exemplo de passagem aérea, transferência para programas das companhias aéreas, uma cafeteira ou torradeira.
Com a pandemia em 2020, muitos clientes ficaram sem opções e ter como utilizar as milhas com viagens no primeiro semestre. A entidade do setor sugeriu algumas possibilidades para usar os pontos e não perder as milhas:
- Viagens futuras: mesmo quem estiver com receio de voltar a voar pode resgatar passagens aéreas em datas vários meses à frente. A adoção de regras mais flexíveis pelas companhias aéreas facilita a troca das datas no futuro
- Crédito combustível: essa troca pode significar um alívio no orçamento do motorista
- Produtos para casa: com a quarentena, mais brasileiros foram à cozinha e é possível aproveitar pontos para trocar em eletrodoméstico, eletroeletrônico ou item de decoração. Essa alternativa, porém, é criticada por alguns especialistas em milhas. O argumento é que a troca “sai muito barata” – ou seja, a taxa de conversão das milhas seria prejudicial ao consumidor.
- Doações: é possível usar os pontos para ajudar. Atualmente, praticamente todos os programas de bonificação oferecem a possibilidade de converter milhas em ajuda a entidades sociais.